terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aula 2: Texto complementar

Abaixo segue sugestão de texto de apoio ou atividade complementar sobre "cultura", numa abordagem mais antropológica.


“O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.
Graças ao que foi dito acima, podemos entender o fato de que indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças lingüísticas, o fato de mais imediata observação empírica.
Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura.Tomemos, por exemplo, o riso. Rir é uma propriedade do homem e dos primatas superiores. O riso se expressa, primariamente, através da contração de determinados músculos da face e da emissão de um determinado tipo de som vocal. O riso exprime quase sempre um estado de alegria. Todos os homens riem, mas fazem de maneira diferente por motivos diversos.
A primeira vez que vimos um índio Kaapor rir foi motivo de susto. A emissão sonora, profundamente alta, assemelhava-se a imaginários gritos de guerra e a expressão facial em nada se assemelhava com aquilo que estávamos acostumados a ver. Tal fato se explica porque cada cultura tem determinado padrão para esse fim. (...) Por isso é que acreditamos que todos os japoneses riem de uma mesma maneira. Temos a certeza que os japoneses também estão convencidos que o riso varia de indivíduo para indivíduo dentro do Japão e que todos os ocidentais riem de modo igual.”

(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 13. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. P. 70-71)


Questões geradoras:
a.
Segundo o texto, qual é o significado de “Cultura”?
b. A partir da sua experiência pessoal, cite outros exemplos de manifestação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário