terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aula 2: O negro africano no Brasil

Objetivo
Partindo do conteúdo programático e tendo em vista que os ocupantes originais do território do atual Brasil, bem como a vinda dos africanos para cá já foram abordados no ano anterior quando se discutiu América Pré-Colombiana e Colonização Portuguesa em suas diversas dimensões, o objetivo aqui é enfatizar os séculos XVIII e XIX. Ademais, pretendemos aprofundar o entendimento sobre “cultura” e trabalhá-la em sintonia com a História da África. Assim, será necessário retomar o conceito de escravidão, razão da vinda dos africanos, e explorar a diversidade etno-cultural dos povos africanos que para cá vieram. 
Havendo necessidade pode-se realizar uma atividade a parte sobre o entendimento de “cultura”. É fundamental afastar a ideia de cultura como algo “civilizado” e “europeu” em oposição a hábitos “bárbaros” e “não-europeus”.

Procedimentos
1. Aula expositiva e trabalho com mapas
Roteiro sugerido: Primeiramente mostrar um mapa político atual da Europa e abrir espaço para que os alunos apresentem o que sabem sobre esse continente e sobre os países que o compõem. Naturalmente surgirão peculiaridades e não é recomendável que se limite os comentários. Os alunos certamente conhecem times de futebol, grupos musicais, artistas, além das referências previsíveis a línguas e biótipos. É importante que esses elementos surjam, pois sobre esse tipo de generalidade é que surgem os estereótipos fundamentais aos preconceitos.
Em um segundo momento sugiro trabalhar, segundo os mesmos moldes, com um mapa político atual da África. É de se esperar que este momento gere silêncio e desconforto, pois via de regra a ignorância a respeito do continente africano e seus países é enorme. E, se houver um bom espaço de comunicação para que os alunos se sintam livres para se manifestarem, surgirão os estereótipos e generalizações. Então, em um terceiro momento devem-se estimular os questionamentos a respeito das diferenças entre um exercício e outro.
Mapa político da África (em inglês)
Mapa político da Europa (em inglês)


 Uma outra alternativa bem interessante é usar mapas "em branco" e buscar o conhecimento prévio dos alunos. Com base nisso trabalhar a diferença de conhecimento de um para outro mapa/tema.



ATENÇÃO: Será inevitável abordar o Neo-Colonialismo e o Imperialismo europeu nos séculos XIX e XX para explicar as fronteiras africanas. As fronteiras não contemplam a variedade cultural da África!
Neste caso busque por mapas que mostrem povos e culturas, e não fronteiras políticas:


Para aprofundamento:
Há ainda mapas mais detalhados em HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula. Visita à História Contemporânea. 3a. ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.
Por motivos de respeito a direitos autorais, não reproduzo os mapas aqui.
Além disso, recomendo fortemente a leitura desta obra!

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