Bibliografia

Nesta seção reuni as obras que me ofereceram um ponto de partida, assim como recomendações de leituras. É importante salientar que a princípio novas referências bibliográficas poderão surgir, então devo fazer atualizações.


Artigos on-line

ANTUNES, Deborah Christina e ZUIN, Antônio Álvaro Soares. “Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação.” Psicol. Soc., jan.-abr. 2008, n. 20(1), p. 33-41.
BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. “Eugenia: quando a biologia faz falta ao cidadão.” Cad. Pesqui., fev. 1995, no.92, p.38-52.
GRACIANO, Marília. “Dante Moreira Leite face a preconceitos e ideologias sobre caráter nacional.” Cad. Pesqui., jun. 1976, no.17, p.9-12.
KRAMER, Sonia. “Questões raciais e educação. Entre lembranças e reflexões.” Cad. Pesqui., mai. 1995, no.93, p.66-71.
LEHMANN, David. “Gilberto Freyre: a reavaliação prossegue.” Horiz. antropol., jan.-jun. 2008, n. 14(29), p. 369-385.
OLIVEIRA FILHO, Pedro de. “A mobilização do discurso da democracia racial no combate às cotas para afrodescendentes.” Estud. psicol. (Campinas), out.-dez. 2009, n. 26(4), p. 429-436.
PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas e ALMEIDA, Saulo Teles. “Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial.” Psicol. Reflex. Crit. (on-line), 2003, n. 16(1), p. 95-107.
PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. “Preconceito, moralidade e educação moral para a diversidade.” Rev. Bras. Educ., jan-abr. 2011, n. 16(46), p. 215-233.
SKIDMORE, Thomas E. “Fato e mito: descobrindo um problema racial no Brasil.” Cad. Pesqui., nov. 1991, no.79, p.5-16.
VALENTE, Ana Lúcia Eduardo Farah. “Proposta metodológica de combate ao racismo nas escolas.” Cad. Pesqui., mai. 1995, no.93, p.40-50.

Esta revista digital é mantida pelo Laboratório de Jornalismo Científico da Unicamp e trabalha sempre com edições temáticas. Esta reúne 18 textos, entre reportagens e artigos, sobre a temática do negro no Brasil.


Livros e teses

BLACK, Edwin. A guerra contra os fracos: a eugenia e a campanha norte-americana para criar uma raça superior. São Paulo: A Girafa Editora, 2003.
Para este projeto especificamente recomendo a leitura dos dois primeiros capítulos nos quais o autor passa em revista a história do pensamento eugênico. 

GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 
O autor é da área de ciências biológicas e se propõe a desmontar cada uma das teorias eugênicas que se colocavam com fruto do mais puro pensamento científico.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito e Discriminação. São Paulo: Ed. 34, 2004.
Esta obra é um estudo sociológico em seu sentido clássico: metodologia claramente definida e dados coletados e tabulados com rigor. Por vezes a leitura é enfadonha, mas como fonte de consulta é excelente.

LEITE, Dante Moreira. O caráter nacional brasileiro: a história de uma ideologia. 7ª Ed. São Paulo: EDUNESP, 2007.
Um clássico inquestionável da psicologia social e estudos sobre ideologia. 

LOPES, Nei. O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007. 
Trata-se de um livro paradidático que mistura elementos de ficção com a discussão séria sobre racismo numa perspectiva ampla (da antiguidade aos dias atuais, do preconceito contra o negro ao povo cigano).

LUCIOLI, Rosemeri Maria. As perguntas como mediadoras na construção de conhecimentos. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.
O trabalho de Lucioli é excelente estímulo à reflexão sobre a prática docente por meio das perguntas em sala de aula. Como este projeto tem como um de seus pilares o diálogo e a discussão sua leitura é obrigatória.

MATTOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 
Este livro tinha como proposta original ser um paradidático, mas serve tanto alunos quanto a professores.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e REIS, Leticia Vidor de Sousa (org.). Negras imagens: ensaios sobre cultura e escravidão no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996. 
Reunião de artigos sobre cultura e escravidão. Infelizmente está esgotado para compra.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. 3ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Este trabalho de Schwarcz traz a eugenia para dentro do Brasil entre fins do século XIX e começo do XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário