segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Orientações gerais

O corpo do projeto é, de fato, formado pelo cronograma e procedimentos adotados. É aí que se poderá visualizar a proposta mais claramente e compreender onde penso em chegar. Portanto, começarei a postar aqui as aulas (ou momentos) que concebi com todas as informações e detalhamento que disponho até o momento. O trabalho é constante, então poderão ocorrer atualizações.
Tentarei subdividir esse planejamento vários post relacionados para que a leitura não fique muito extensa. Para que não se perca o fim da meada sugiro prestar atenção aos "marcadores" ou "tag" ao fim de cada post. Eles remeterão sempre aos conteúdos relacionados e estão reunidos na coluna à direita do blog.
Cabem ainda algumas palavras sobre a estrutura que adotei. O planejamento exposto a seguir não utiliza o termo “aula” diretamente associado a uma medida de tempo, ou seja, não se trata de um encontro de 45 ou 50 minutos necessariamente. Entendo por “aula” um encontro que encerra uma temática específica e que permite um andamento com começo, meio e fim. Por mais que não aja uma conclusão definitiva é importante que os alunos entendam que houve algum tipo de “amarração” capaz de dar àquele encontro uma unidade em si.
Levando em consideração que a maior parte das escolas oferece 3 aulas semanais de 45 ou 50 minutos para as aulas de História, planejei com base em um esquema ideal 2-1. Isto é, semanalmente teríamos 2 aulas seguidas (chamadas em alguns lugares de “dobradinhas”) e uma aula simples. Desse modo, tentei operacionalizar os procedimentos em dois momentos, o primeiro para 100 minutos e o outro para cerca de 50 minutos. No entanto, isso pode variar muito em cada caso e necessita de reavaliação constante do planejamento. Vale destacar também que em vista da temática aqui trabalhada uma parceria com os professores de Filosofia e Sociologia seria altamente recomendável e colaboraria para um aprofundamento significativo das discussões.

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