segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aula 1: A sociedade brasileira - cultura e etnicidade

Objetivo 
Apresentar e discutir a formação social e cultural brasileiras introduzindo as temáticas do multiculturalismo e multietnicidade. Considerando que o objetivo último do projeto consiste em refletir a cerca do preconceito enquanto fruto da alteridade, faz-se necessário partir do entendimento do que somos “nós” e o que são os “outros”, dois pontos extremamente fugidios e variáveis mesmo dentro de uma única sala de aula.

Procedimentos
1. Exibição do Capítulo 10 - "A Invenção do Brasil" - do documentário “O Povo Brasileiro”.

Release oficial:
“O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz todos os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy, 'O povo brasileiro', em que o autor responde à questão 'Quem são os brasileiros?', investigando a formação do nosso povo. 'O povo brasileiro' é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos.”
Ficha técnica:
“O Povo Brasileiro” (série completa)
Formato: DVD, duplo
Diretor: Isa Grispum Ferraz (e Darcy Ribeiro, in memorian)
Ano de produção: 2000
País de Produção: Brasil
Gênero: Documentário Duração: 280 minutos

Para quem tiver dificuldade em adquirir o DVD, o documentário está todo no YouTube, basta converter salvar e converter para .wmv ou outro formato compatível com seu player.


2. Com base no vídeo, discussão: “quem faz parte da sociedade brasileira?”
Técnica sugerida: Brainstorming e mind map
As duas técnicas são muito utilizadas no meio corporativo, em particular entre publicitários, mas creio que são plenamente aplicáveis à sala de aula devido ao seu dinamismo e ao caráter criativo.
A primeira delas, o Brainstorming (literalmente “tempestade cerebral”) consiste em um grupo de pessoas expor livremente todas as ideias possíveis associadas a um tema específico. A teoria sugere que os envolvidos, no caso de uma empresa, sejam de setores diferentes para que visões diferentes surjam na discussão formando um cenário muito mais multifacetado.
Após uma “avalanche” de ideias, conceitos, referências e imagens, é necessária a organização deste conjunto em algo inteligível e mais articulado. Neste caso, sugiro o uso da técnica de mind map, cujo nome parece algo muito mais original do que de fato é. O “mapa mental”, em português, poderia ser descrito de forma simplificada como um diagrama de ideias, algo bem comum no meio educacional. Ou seja, a partir do conteúdo levantado com o brainstorming poderíamos elaborar, utilizando-se a lousa, um mapa com ideias-chave ou geradoras, ideias-consequentes e quaisquer outras relações surgidas no primeiro momento.
Este procedimento possui uma dupla vantagem, pois ao organizar o pensamento coletivo também ajuda a sinalizar eventuais pontos de desacordo e necessidades de esclarecimento, permitindo um (re)planejamento de ações futuras.
Vale destacar também que ao utilizar estas técnicas o professor pode colocar-se na posição de mediador das discussões, apenas estimulando as argumentações e coordenando a discussão. É importante salientar que num primeiro momento o “certo” e o “errado” são muito relativos e pouco relevantes, sendo que a interferência do professor “corrigindo” opiniões poderá não só intimidar os alunos como também gerar uma contradição de início. Deve-se ainda tomar cuidado para não deixar a dinâmica cair em silêncios ou, por outro lado, perder o foco. Cabe ao professor manter o andamento da aula, assim como de todas as demais, utilizando perguntas direcionadas que exijam maior detalhamento da reflexão, que conduzam a mais de uma resposta, perguntas duvidosas, polêmicas, enfim, questões que induzem a atividades de raciocínio (FEUERSTEIN, Apud Lucioli, 2003)

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